Recife e Rio de Janeiro entram em lista de cidades sustentáveis

rio de janeiro
(Foto: Unsplash)

Os municípios de Recife (PE) e do Rio de Janeiro (RJ) entraram para a lista de 88 cidades globais mais sustentáveis do mundo, a “Lista A”, do Carbon Disclosure Program (CDP). O Programa reconhece iniciativas para reduzir emissões e atenuar as mudanças climáticas.

O CDP avalia os municípios com base nos relatórios de reporte de dados referentes ao ano anterior e destaca o compromisso da cidade com a transparência e a avaliação do seu posicionamento sustentável em práticas de adaptação e mitigação.

“As cidades continuaram a intensificar as suas ações e ambições ambientais para proteger o planeta, a economia e os cidadãos, apesar da pandemia de Covid-19”, diz o Programa.

O Rio de Janeiro se destacou pela produção de biogás e pela sua meta de neutralizar todas as suas emissões até 2050. Para alcançar o objetivo, será ampliada a produção de biogás a partir do lixo acumulado no aterro sanitário de Seropédica, que recebe 10 mil toneladas de lixo produzido pelos cariocas todos os dias.

O CDP calcula que a captura do biogás no aterro permitiu à cidade do Rio reduzir em cerca de 30% as emissões de metano em 2017, volume equivale às emissões de 256 mil carros em um ano.

A cidade de Recife atendeu aos critérios de ter elaborado dois Inventários de Emissões de Gases de Efeito Estufa (GEE), uma Análise de Vulnerabilidade e Riscos Climáticos, um Plano de Redução de Emissões e um Plano de Adaptação Climática para reduzir o GEE.

O município também aumentou a malha cicloviária para 140 km, uma expansão superior a 480% comparado a 2013. A prefeitura também investiu na eficiência energética através da iluminação pública em LED, a educação socioambiental em mais de 100 escolas da rede municipal, a arborização urbana efetiva para aumento da cobertura vegetal e os Centros Comunitários da Paz (Compaz).

No ano passado, as únicas cidades brasileiras que entraram na lista foram Belo Horizonte (MG) e o Rio de Janeiro. Em 2018, nenhum município do país integrou o ranking.