Rio de Janeiro é a melhor capital em gestão de lixo

caçamba com lixo
(Foto: Pixabay)

O Índice de Sustentabilidade da Limpeza Urbana (ISLU) constatou que o Rio de Janeiro é a primeira capital brasileira a cumprir a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS) e a melhor na gestão do lixo.

O levantamento leva em consideração a política de resíduos, o engajamento da população, a sustentabilidade financeira, a recuperação de resíduos coletados e o impacto ambiental.

O município adotou uma série de medidas sustentáveis, como fechar o Aterro de Gramacho, a inauguração do Centro de Tratamento de Resíduos CTR-Rio e a revitalização de áreas degradadas, pontos críticos de descarte irregular de lixo, praças e áreas de lazer.

A prefeitura do Rio também utiliza veículos elétricos para a coleta de resíduos biológicos e possui a primeira usina de biometanização da América Latina no EcoParque do Caju, que transforma resíduos orgânicos em biogás.

Apesar de ser a melhor capital, o Rio é o quarto município com a melhor gestão de lixo em cidades com mais de 250 mil habitantes, atrás de Santos (SP), Niterói (RJ) e Blumenau (SC).

** Com informações da IstoÉ