Sabesp interrompe abastecimento de água em Pindamonhangaba

(Foto: Reprodução)

A Companhia de Saneamento Básico (Sabesp) suspendeu o abastecimento de água na cidade de Pindamonhangaba, em São Paulo, após resíduos da barragem de Jacareí atingirem o rio Paraíba, que abastece os estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais. Não há previsão para que o serviço seja reestabelecido.

De acordo com a Sabesp, o avanço dos rejeitos no curso do rio, entre Taubaté e Pindamonhangaba, estava sendo monitorado desde o rompimento, sendo necessário interromper o abastecimento nesta terça-feira.

No último dia 05, a barragem da mineradora Rolando Comércio de Areia rompeu na cidade de Jacareí. Segundo a Agência Ambiental de São Paulo (Cetesb), o lançamento de rejeitos de areia na lagoa da Mineração Meia Lua 1 pela empresa era irregular, fazendo com que o nível da lagoa se elevasse, e, consequentemente, a barragem se rompesse. Os reparos foram realizados no sábado e ninguém ficou ferido.

Segundo a Prefeitura de Jacareí, a mineradora foi multada em R$11.760 pelo governo municipal e já havia sido multada anteriormente por descumprir a legislação municipal.

Em casos de emergência, os moradores devem entrar em contato com a Central de Atendimento da Sabesp pelo telefone 0800 055 0195.

** Com informações do G1