São Paulo inicia as ações da Semana Mundial de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas

Cerca de 35,8 milhões de pessoas se encontram em situação de Tráfico no mundo.No mês de Julho, organizações que atuam no enfrentamento ao tráfico de pessoas em todo o mundo mobilizam-se para a Semana Mundial de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas.

Em São Paulo, a partir de hoje, em frente ao Theatro Municipal na Praça Ramos de Azevedo, República, a ONG 27 Million, com o apoio do Ministério Público do Trabalho (MPT) e da Prefeitura, dará início à Semana de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas na cidade.

Será aberta a GIFTBox, uma grande caixa de presente que mostra como os traficantes enganam as suas vítimas com falsas promessas, simulando então o processo de aliciamento. A parte externa da caixa mostra uma embalagem de presente que traz frases com diversas oportunidades, como: “viaje pelo mundo e ganhe bom dinheiro”, “dê à sua família um futuro melhor” – isso ajuda a instigar a curiosidade do público. Dentro da caixa, as pessoas descobrem que na realidade não se trata de uma proposta de trabalho e se deparam com uma série de relatos de vítimas que foram traficadas e escravizadas. A caixa estará aberta para visita de 28 a 31 de julho, das 9h às 17h.

giftboxsp

Durante a semana, alguns monumentos da cidade receberão iluminação azul, inclusive o Theatro Municipal, em referência à campanha Coração Azul da ONU que lida com o tema mundialmente.

Para a UNICEF, cerca de 1,2 milhões de crianças são traficadas anualmente. Em 2009, o Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crimes (UNODC) contatou que aproximadamente 79% das vítimas são exploradas sexualmente, e que 80% das vítimas são mulheres e crianças. As Nações Unidas estimam o valor total do mercado ilícito do tráfico de pessoas em US$ 32 bilhões.