Agosto é o mês do voluntariado

O Dia Nacional do Voluntariado é comemorado em 28 de agosto, mas durante todo o mês será discutido como trabalhar em ações filantrópicas ou agregar mais uma iniciativa do tipo ao seu dia a dia.

O Centro de Voluntariado de São Paulo  completa 18 anos de atividades e é referência em ações de voluntariado. No site da entidade é possível encontrar uma entidade para fazer trabalho voluntário perto de casa ou do trabalho. Basta colocar o CEP da sua localização e vem uma lista com a instituição e qual o tipo de atividade necessária. Tem até ações à distância.

Você pode começar uma ação voluntária identificando uma causa ou necessidade social e descobrindo uma maneira de colaborar. Pode procurar uma organização social perto da sua casa, participar de uma campanha na qual acredite ou procurar o CVSP.

O CVSP oferece gratuitamente palestras de orientação e mobilização para quem tem interesse em realizar trabalhos voluntários, mas não sabe como. Desde sua fundação, em 1997, mais de 120 mil pessoas já assistiam à palestra “Voluntariado e Transformação Social”.

Com duração de duas horas, são abordados os temas: direitos e deveres do voluntário, áreas de atuação, legislação, como encontrar uma organização e outros aspectos relevantes para iniciar uma ação voluntária. Para participar: (11) 3284-7171

Já o CVV – Centro de Valorização da Vida,  que oferece apoio emocional e prevenção do suicídio gratuitamente há 53 anos, vai iniciar o curso para seleção de novos voluntários em mais de 40 postos de atendimentos simultaneamente. O curso será oferecido nesse período em mais de 20 cidades do país, é gratuito e para participar basta ter pelo menos 18 anos de idade, quatro horas semanais para conseguir realizar plantões e disposição em ouvir as pessoas.

Para ter informações sobre data, horário e local, acesse a página do CVV ligue 141 ou informe-se no CVV mais próximo de você.