Papa Francisco prepara primeira encíclica dedicada à ecologia e ao ambiente

imagem Google
Ilustração- Amarildo homenageia o papa Francisco, em charge que integra a mostra "O Papa Sorriu"

O PAPA é POP e VERDE

O Vaticano anunciou ontem que o papa Francisco apresentará no dia 18 de junho a primeira encíclica dedicada à ecologia e ao ambiente. A Amazônia deve ter destaque em texto do pontífice sobre ecologia, pois o Papa consultou especialistas no assunto e teólogos, incluindo os brasileiros Frei Betto e d. Pedro Casaldáliga, bispo emérito de São Félix do Araguaia, em Mato Grosso.

A encíclica Louvado Seja, em italiano, destacará argumentos apreciados pelo papa, de acordo com a Santa Sé, como a “ecologia humana” e “o cuidado com a criação”.

Segundo o Vaticano, a encíclica se inspira em São Francisco de Assis, sobretudo em seu Cântico das Criaturas, ao se referir à “Irmã Terra”.

A encíclica deverá condena o consumismo, o capitalismo selvagem e os “poderosos” da Terra como destruidores do ambiente. O texto aborda também o fenômeno da energia nuclear.

Mais uma vez, o Papa Francisco mostra modernizar o discurso da Igreja e inserir os temas Ecologia e Sustentabilidade nas discussões dos problemas globais deverá fazer diferença na Conferência sobre o Clima, de dezembro em Paris.