União Europeia intima cinco países por poluição do ar

(Foto: Reprodução)

A Comissão Europeia cobrou da Alemanha, França, Itália, Espanha e do Reino Unido uma atitude contra a poluição excessiva do ar por dióxido de carbono (NO2).

Em comunicado, a Comissão afirmou que os cinco países não fizeram nada para conter as recorrentes violações dos padrões de poluição do ar por NO2, substância que “constitui um grave risco para a saúde”.

Segundo o órgão, o índice da substância está acima dos limites estabelecidos por Bruxelas em cidades como Roma, Milão, Turim, Berlim, Londres e Paris. E se ações não forem tomadas dentro de dois meses, o Poder Executivo da União Europeia (UE) irá levar a questão à Corte de Justiça do bloco.

O dióxido de carbono é emitido, principalmente, por automóveis movidos a diesel. Entre 2015 e 2016, cidades como Milão, Paris e Roma chegaram a restringir a circulação de veículos na área urbana devido aos altos índices de concentração de poluentes. Além disso, a prefeita de Paris, Anne Hidalgo, pretende reduzir pela metade o número de carros privados que circulam na capital francesa.

** Com informações da EBC/ Agência Ansa