Vamos pensar no futuro! Dia do Trabalho – Parabéns para todos nós!

(Foto: Unsplash)

No Dia Internacional do Trabalho, a OIT – Organização Internacional do Trabalho informa que os jovens têm três vezes mais probabilidade de estarem desempregados do que os adultos e quase 73 milhões de jovens em todo o mundo estão à procura de trabalho.

A OIT já fez um alerta sobre essa geração de jovens trabalhadores que será marcada por uma perigosa combinação de desemprego alto, aumento da inatividade e trabalho precário nos países desenvolvidos, assim como a persistência da pobreza entre trabalhadores de países em desenvolvimento.

 

Mas tem novas profissões que lidam com o Meio Ambiente, a Sustentabilidade e um novo mundo de produção de alimentos e bebidas saudáveis.

Para um novo olhar sobre o mercado de trabalho, queremos homenagear todos os trabalhadores do Brasil, nesse momento de transição e discussões de novas regras trabalhistas através dos profissionais de reciclagem.

O Portal Brasil Profissão esclarece que o profissional de reciclagem precisa ter conhecimentos profundos do processo de reciclagem, das características dos materiais e da classificação entre os recicláveis e os não recicláveis. Além disso, outras características interessantes são: disposição capacidade de organização agilidade responsabilidade gosto pela natureza e vontade de promover e preservação ambiental.

Por dia, o Brasil descarta 170.000 toneladas de lixo, portanto, o mercado para o trabalhador da área de materiais recicláveis é bem amplo, o que falta, são incentivos governamentais para essa atividade, além de investimentos maciços nesse setor. O Brasil desperdiça R$ 4,6 bilhões a cada ano, pois não recicla tudo o que deveria. O trabalho desses profissionais é de suma importância na sociedade, pois, por exemplo, nas grandes cidades 39% do lixo produzido é composto por papel e papelão, que são recicláveis.