Belezas naturais das regiões do Ceará: Jericoacoara

(Foto: Reprodução/ Youtube)

O Ceará é conhecido por abrigar deslumbrantes paisagens compostas por grandes matas, fascinantes litorais, além de diferentes cenários onde a natureza é quase intocável. Movido pelo desejo de captar e compartilhar essas belezas naturais, o fotógrafo e professor Fábio Arruda criou o projeto “Lapso, o invisível visível”, uma expedição fotográfica pelo território cearense que busca despertar a paixão e o cuidado pela região brasileira.

Depois de ter percorrido os cinco continentes nos últimos 13 anos, Fábio decidiu se aventurar pela sua terra de origem, fotografando e pesquisando novas tecnologias da imagem digital. “Durante os últimos quinze anos tive a oportunidade de fazer expedições a lugares incríveis, como a Ilha de Páscoa, o Nepal e o Camboja. Tenho experiências fascinantes em todos os lugares que visitei, incluindo o Brasil. Então, decidi que era hora de viajar pelo meu estado natal, o Ceará”, revela o fotógrafo.

A expedição também conta com o apoio cultural do Governo do Estado do Ceará e do Sistema Ari de Sá, sistema de ensino presente em mais 500 instituições educacionais de todo o Brasil.

Com a intenção de mesclar a arte, ciência e tecnologia, o projeto Lapso busca apresentar lugares, histórias, curiosidades e pessoas através da fotografia. A empreitada, que teve início no mês de julho, conta também com uma websérie de 12 episódios veiculados semanalmente no Youtube, com exibição de três meses. Os vídeos são feitos na técnica de Timelapse, na qual milhares de fotografias, captadas em um espaço e tempo determinado, são sequenciadas e dão origem a vídeos impressionantes.

Além disso, os webepisódios apresentam todos os processos de produção, os bastidores, dicas fotográficas, curiosidades sobre equipamentos, logística de viagem, entre outros detalhes de bastidores. Segundo o professor, os registros mudam as nossas perspectivas sobre a região, tornando o invisível visível.

“O estado é riquíssimo em cultura e biodiversidade, o foco principal das imagens. O mais fantástico foi conseguir mergulhar um pouco mais na região do Cariri, sul do estado, aprofundando o conhecimento em nosso passado cultural e arqueológico”, relata.

A cada semana, o Organics News Brasil exibirá um dos vídeos da iniciativa. Hoje, acompanhe o anoitecer da cidade de Jericoacoara.