A sociedade moderna deve muito ao matemático britânico George Boole (1815-1864) que inventou um sistema de álgebra que é chave para a programação de hoje.
Boole é o homenageado desta segunda-feira (2), no 200º aniversário de seu nascimento, com um Google Doodle, uma versão modificada do logotipo na página da empresa.
Um logotipo animado ilustra as chamadas portas lógicas, que são usadas em computação e derivam de funções booleanas.
Boole usou o conceito de portas lógicas, ou perguntas, que exploram um enunciado.
As portas lógicas mais básicas são, na linguagem original de Boole, E (“AND”, no original em inglês), OU (“OR”) e NÃO (“NOT”).
Em seguida, essas três portas podem se combinar para criar enunciados mais complexos. Deste modo, quando se busca na internet por “Miley Cyrus”, por exemplo, há um uso implícito da lógica booleana do comando E para combinar as duas palavras, “Miley” e “Cyrus”.
Muito antes do Google, nos primeiros anos das buscas por computador, era comum usar os comandos E, OU e NÃO para filtrar os resultados.
Hoje, os avanços na tecnologia de buscas fazem com que muitas delas possam se realizar usando uma linguagem mais natural.
Ainda assim, o Google ainda permite aos usuários escrever E ou incluir o símbolo de subtração para afinar os resultados.
Em 1851 ele disse a um amigo que a lógica booleana poderia ser a “contribuição mais valiosa, se não a única, que fiz ou que provavelmente farei à ciência, e é o motivo pelo qual desejaria ser lembrado, se é que serei lembrado, postumamente.”
https://www.google.com.br/?gws_rd=ssl
fonte – G1