A Câmara de Madrid, na Espanha, aprovou um projeto de lei que proíbe o uso de animais em espetáculos de circo na cidade, tanto em terrenos públicos, quanto privados.
Segundo a proposta, os animais têm o direito de “não serem vítimas de maus-tratos e de não serem submetidos a esforços ou ato cruéis que provoquem sofrimento, ansiedade ou stress”.
Além disso, a lei também alega que “nos circos, os animais geralmente vivem em condições de cativeiro, alojados em jaulas e contentores”, são “transportados por longas distâncias em reboques de caminhão que não satisfazem as suas necessidades físicas mais básicas” e “são submetidos a processos de aprendizagem em que são obrigados, por vezes de modo violento, a terem comportamentos que são completamente antinaturais para a sua espécie”.
Com a lei em vigor, Madrid se une a mais de 220 municípios espanhóis em defesa dos animais para preservação da natureza. Estima-se que cerca de 2 mil pessoas vão ser afetadas por esta decisão.
Em Portugal, foi aprovada em 2009 uma lei que proíbe a aquisição de novos animais e a reprodução das espécies que os circos já possuam.
** Com informações do El Mundo