Programas de assinatura e lançamentos agitam mercado de orgânicos

Divulgação
Dados da Euromonitor Internacional registram que o mercado de alimentação saudável bateu US$ 100 bilhões em 2020. É importante que os empreendedores se mantenham com foco, mesmo sob adversidade da crise mundial pela pandemia. No setor de produtos orgânicos vemos uma movimentação interessante: no mercado mundial, a Biofach (maior feira de orgânicos, que este ano foi totalmente digital) centenas de marcas lançaram produtos e reposicionaram estratégias de ecommerce; e aqui no Brasil há muitos lançamentos e marcas surgindo.
A startup Raiz, quem comercializa FLV orgânico, possui mais de 900 produtores —  todos certificados pelo IBD — cadastrados na plataforma, que estão espalhados por todo o Brasil. O faturamento da foodtech cresceu 300% em 2020 em relação ao ano anterior.
O consumidor desse segmento cada dia acrescenta novos produtos em sua cesta para o dia a dia. As empresas aceleraram seus lançamentos no primeiro trimestre de 2021.
O segmento de assinaturas de cestas de FLV fica cada vez mais especializado. Em São Paulo, a Barraca de Orgânicos se concentrou para atender a zona norte da capital, outra tendência para diminuir o impacto no deslocamento de entrega.
No segmento de alimentos, a Cooperja lança marca Naturizi de alimentos orgânicos e saudáveis. Uma das maiores cooperativa de arroz do Sul do país, coloca no mercado sete produtos: Arroz Arbóreo, arroz Vermelho, arroz Preto, arroz Integral, arroz Cateto e arroz Riz Assemblage todos orgânicos, e para completar o mix tem ainda o arroz Especial para Risotos.
Em cosméticos, por exemplo, a KaÉ Cosméticos lança 5 produtos orgânicos, naturais e veganos com formulação baseada em ingredientes presentes na flora brasileira e embalagens ecológicas, disponíveis na loja virtual da marca: Creme corporal hidratante com óleo de girassol e óleo essencial de May Chang; Manteiga corporal de cupuaçu e óleo essencial de May Chang, Sérum facial de Niacinamida; Sabonete líquido com extrato de Jambu, Desodorante corporal em creme com oliva, girassol e ésteres de xilitol.
Flor de Aroeira Cosméticos, loja curitibana especializada em cosméticos naturais, orgânicos e veganos, apresenta o Clube Flor de Aroeira. Com três opções de assinatura, essa uma tendência muito conveniente para o consumidor.