Reduzir, reciclar e economizar são práticas que, se todos adotarem, resultam em mudanças grandes na crise ambiental.
O ano de 2025 já começou e promete ser o ano da sustentabilidade, da economia de energia, redução de poluição e redução da produção de lixo. Porém, para que o Brasil alcance, cada vez mais, melhores posições na sustentabilidade mundial temos que fazer a nossa parte para reduzir o impacto ambiental que causamos.
Adotar práticas sustentáveis no nosso dia a dia pode ser a partir de coisas simples que, cumulativamente, junto com outras pessoas adotando também pode causar um impacto positivo gigante no meio ambiente. Confira algumas dicas de práticas sustentáveis para 2025:
Coleta seletiva
Observar o lixo produzido com calma e separar os materiais que podem ser reciclados é uma das formas mais eficientes de redução de lixo nos aterros sanitários. Muitas vezes algo que, na nossa visão, se tornou sem valor e deve ser jogado fora pode se transformar no sustento de alguém.
Lixo orgânico pode se tornar adubo, embalagens de papel podem virar cadernos, garrafas velhas podem ser reaproveitadas e se transformar em novas garrafas retornáveis, plásticos podem se tornar toda a sorte de produtos, desde brinquedos a componentes e até mesmo roupas, através da magia da reciclagem.
Economize água
Embora o Brasil possua grandes reservatórios de água doce, um dos maiores do mundo, a água não é um recurso infinito e precisa ser utilizada de forma consciente para evitar o desperdício.
Banhos mais curtos, fazer um sistema de captação de água da chuva para lavar o carro e o quintal, fechar a torneira ao lavar a louça, substituir o vaso sanitário pelo modelo de caixa acoplada são formas eficientes de reduzir em até 50% do consumo de água por residência.
Evite embalagens descartáveis
Um dos maiores colaboradores no aumento de lixo em aterros sanitários são as embalagens descartáveis, sobretudo aquelas que não são biodegradáveis, o ideal é optar por produtos que forneçam embalagens reutilizáveis para minimizar o impacto ambiental pelo descarte desenfreado de embalagens.
Da mesma forma, é indicado reduzir o consumo de comida por delivery, pois essa modalidade é a que mais gera descartáveis, muitas marcas estão optando por produzir embalagens biodegradáveis para contornar esse problema, se for o caso dê preferência para esses estabelecimentos.
Economize energia elétrica
Outro fator que tem grande impacto ambiental é a crise energética mundial, atualmente precisamos de mais energia que conseguimos produzir. Em pequena escala podemos economizar energia elétrica ao desligar aparelhos quando não estão em uso e reduzir o uso de chuveiros elétricos.
Além disso, a longo prazo, pode-se trocar as lâmpadas da casa por lâmpadas de LED ajuda a reduzir a conta de energia elétrica, trocar aparelhos que consomem grandes quantidades de energia, como geladeira, micro-ondas e ferro de passar, por modelos mais novos e econômicos.
Por fim, uma das formas de economizar energia é gerar a sua própria energia através de painéis solares, além de reduzir o custo da conta de luz o impacto ambiental é praticamente zero.