Balanço superpositivo das feiras de orgânicos e produtos naturais

Foto - Organics News Brasil
BIO BRAZIL FAIR | BIOFACH AMERICA LATINA e NATURALTECH receberam 35.600 mil visitantes no Pavilhão do Anhembi, em São Paulo, ao longo de quatro dias. O crescimento de 15% no número de expositores com 772 marcas, que representam um universo de mais de 8 setores do mercado de orgânicos e naturais, também demonstra uma conexão maior da indústria em desenvolver produtos e serviços para atender consumidores mais conscientes.
Segundo a Francal Feiras, promotora e organizadora dos eventos, que ocuparam 42 mil m² do Anhembi, esta edição também registrou um aumento de 26,5% de profissionais da saúde, nutricionistas, chefes de cozinha e gastrólogos, vindos de várias regiões do Brasil. “Ficamos felizes em receber dezenas de reports dos expositores elogiando a qualificação dos compradores – um crescimento de 17,5% comparado à edição de 2019”, afirma Valeska Oliveira Ciré, head de produtos daBIO BRAZIL FAIR | BIOFACH AMERICA LATINA e NATURALTECH .
Na avaliação de Cobi Cruz, diretor da Associação de Promoção dos Orgânicos – Organis, entidade apoiadora da feira, a diversidade de produtos e serviços apresentada é fundamental para o setor. “A feira mostrou que tudo que se pensar em orgânico é possível. O algodão orgânico, o cosmético, as carnes orgânicas, uma série de produtos novos processados. E tem muita gente talentosa oferecendo produtos e serviços interessantes. E vimos muitos estreantes na feira com estandes expressivos”. Para ele, isso mostra o potencial dos orgânicos no país.
Já a NATURALTECH, a maior feira de produtos naturais latino-americana, reuniu empresas de produtos naturais, probióticos, integrais, fitoterápicos e tratamentos complementares. O Brasil é o quarto no ranking de faturamento neste setor. Os bons resultados do evento foram exaltados por muitas das marcas expositoras, que apresentaram produtos de alta qualidade e em sintonia com o que há de melhor na produção de alimentos e suplementos.
Ricardo Laurino, presidente da Sociedade Vegetariana Brasileira – SVB, uma das entidades apoiadoras da NATURALTECH, entende que “essa é sempre uma forma de oxigenar a nossa vontade de estar perto de expositores e empreendedores. E também de mostrar o nosso trabalho para o público”.
O espaço Thinking Green, idealizado pelo Organics News Brasil, que esse ano levou a energia solar como tema central na Bio Brazil Fair-Biofach América Latina, conseguiu alcançar seu objetivo de oferecer informação sobre energia solar, conscientizar sobre  a transição energética e incentivar a instalação de placas fotovoltaicas no campo e na área urbana.
Foram mais de 300 pessoas cadastradas interessadas em receber mais informação no pós-feira, mais de 50% de pequenos e médios produtores rurais, 10% de varejistas e o restante pessoas engajadas na energia limpa. Foram mais de 50 simulações de financiamento.
“A feira foi acima das nossas expectativas. Há uma demanda enorme do setor de agroecologia, que sabe o que é energia solar mas não conhece as vantagens econômicas para a implantação em suas propriedades. O pessoal que tem indústria e comércio são os menos informados sobre os benefícios”, esclarece o editor do Blog ONB Solar, Walter Santos.
Dia 9 de junho, o vereador paulistano Eliseu Gabriel foi o convidado do ONB Solar para falar sobre projeto de implantação de energia solar em São Paulo e como o proejto pode se tornar parâmetro para os municípios brasileiros.