Continuamos com o olhar da jornalista Ana Carolina Barbosa, convidada do Organics News Brasil, para avaliar os destaques e lançamentos das linhas de cosméticos da Bio Brazail Fair e da Naturaltech.
Foco no consumidor
Mais uma sensação que as marcas de beleza, higiene e bem-estar participantes dessa edição da Bio Brasil Fair deixam é uma sintonia profunda com os desejos e hábitos de uso do consumidor que se traduzem em outros aspectos além do conceito de sustentabilidade embutido nas formulações e embalagens.
A Hérbia Cosméticos, por exemplo, além de uma linha bem completa de produtos sólidos que tem diversos xampus e condicionadores e até um leave in. A marca também apresentou um spray de melaleuca para molhar o desodorante de cristal. Em vez de usar a pia do banheiro, o consumidor pode dar umas borrifadas no cristal para umedecê-lo e ainda aproveitar as propriedades antifúngicas, antissépticas e antibacterianas da melaleuca. O spray acompanhará o desodorante em cristal e também será vendido separadamente.
Pensando também na organização do portfólio para facilitar as escolhas do cliente, a Bioessência apresentou quatro novos kits que reúnem produtos de linha de acordo com perfis de consumidores. Na feira, foram introduzidos o Kit Aprendiz, voltado para iniciantes no mundo da aromaterapia; Kit Controle da Oleosidade, para pele oleosa, mista e com acne; Kit Hidratação Profunda, para peles secas, e Kit S.O.S – Botica Essencial. Esse último tem uma proposta bem diferente e interessante. Trata-se de um kit de produtos e de um guia de formulações práticas para complementar os cuidados convencionais de primeiros socorros de maneira segura e natural com o uso da aromaterapia.
Randômicas
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De modo geral, vi pouca maquiagem. Os destaques foram a AmoKarite, com produtos multifuncionais, a maioria em apresentação sólida e pastosa.
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A Apele Biocosméticos, marca de Santa Catarina estreante na feira, que apresentou produtos como primer em bastão, pós e iluminadores. Além da make, duas coisas me chamaram atenção na marca: um cleansing oil em pó que promete remoção de toda a maquiagem e creme hidratante sem cheiro para que o consumidor possa usá-la apenas pela funcionalidade de hidratação para não brigar com outros cheiros do corpo ou como base para criação de uma experiência sensorial mais personalizada, combinando óleos essenciais, vegetais ou blendings.
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A Ziel Cosmetics propõe a união do clean beauty com o upcycling. A linha de produtos sólidos de uva utiliza semente de óleo de uva e a casca da fruta orgânica produzida por famílias da serra gaúcha. Esses ativos nobre que eram descartados no meio ambiente viram sabonetes esfoliantes, xampus, sabonetes faciais e condicionadores.
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A linha de aromaterapia estava um tanto pobre. Para mim, o grande destaque é o estande que a Bauni divide com a Loja da Floresta. Lá dá para encontrar óleos que estão em falta no mercado, como o breu branco, e diversas opções com baunilha nacional, entre extratos e absolutos.
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De forma geral, as empresas não estão dando grandes ênfases às novidades e sim ao portfólio geral na disposição do estande. Então, quem quer saber o que é novo, tem que perguntar.
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Com relação aos preços, poucas marcas estão com valores promocionais. Minhas compras, foram: linha capilar nova da AhoAloe que amo além de uma pequena rapa nos produtos que vão sair de linha, como a manteiga hidratante Radiante e o creme de mãos Maciez. Vale a pena dar uma olhada no “outlet” da marca. Peguei dois produtos na Ziel que queria experimentar faz tempo e achei ótima a oportunidade da marca de vender todos os produtos por R$ 25,00 no evento (a média de preços é R$ 50,00). Para arrematar, trouxe o sérum de Néroli da Bioessência, que também está com descontos especiais no evento e eu amei o sensorial dele no tester, e a bio-tintura Cúrcuma Longa da LiveAloe, também em promoção. É um produto que uso de diversas formas para personalizar meus cosméticos em casa. Vai da máscara de argila ao creme hidratante para potencializá-lo.
De acordo com a Francal Feiras e Eventos, a 17ª BIO BRAZIL FAIR| BIOFACH AMÉRICA LATINA e a 17ª NATURALTECH com mais de 700 marcas expositoras que pretendem fazer até 1.400 lançamentos. A expectativa é receber cerca de 40 mil visitantes ao longo do evento.
Serviço:
BIO BRAZIL FAIR| BIOFACH AMÉRICA LATINA E NATURALTECH
Quando: de 14 a 17 de junho de 2023 Horários: das 10h às 20h.
Local: Pavilhão de Exposições do Anhembi Endereço: Avenida Olavo Fontoura, 1209 – Santana, São Paulo (SP).
Ana Carolina Barbosa é jornalista, especialista em marketing de conteúdo, aprendiz de perfumaria botânica e grande entusiasta do universo de cosméticos naturais.