Inovação e consciência ambiental: como os selos verdes elevam as empresas no mercado

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Os selos verdes desempenham um papel fundamental na comunicação do compromisso de uma empresa com práticas sustentáveis.
No mundo empresarial, hoje, a conscientização ambiental é uma pauta de destaque. De fato, considerando que o meio ambiente é elementar para a sustentabilidade da vida no mundo, a preservação de seus recursos naturais, a biodiversidade e o equilíbrio climático tornaram-se, também, pautas de muitas empresas em diversos setores do mercado e em seus processos produtivos.
É nesse sentido que surgem como um diferencial no mercado os selos verdes. Estes selos, na realidade, não somente refletem o compromisso com a preservação do ambiente e da natureza, mas também evidenciam a crescente demanda por parte dos consumidores em usufruir de serviços e produtos desenvolvidos de forma consciente.
Essa crescente conscientização ambiental, por sua vez, é respaldada por dados, como os apontados pela pesquisa da Union + Webster. Nela, revelou-se que 87% dos brasileiros preferem adquirir produtos de empresas sustentáveis. Essa preferência, portanto, aponta que as empresas que adotam estratégias de proteção ambiental tendem a se destacar no mercado.
O que são selos verdes e o que representam?
Os selos verdes, conhecidos também em alguns casos como certificações sustentáveis, são elementares para atestar que um tipo de produto ou serviço atende aos critérios de proteção ambiental específicos.
Esses selos costumam ser emitidos por organizações governamentais ou não governamentais, indicando que determinado item passou por uma rigorosa avaliação. Essa avaliação, portanto, responde se o item cumpre os padrões ambientais que demonstram o compromisso com o meio ambiente e a sociedade.
Entre as categorias que abrangem os selos de empresas sustentáveis, encontram-se aquelas que operem com produtos ou serviços nas seguintes linhas: gestão da água; alimentos orgânicos; eficiência energética; setor têxtil; veganos; biodiversidade; manejo florestal; turismo; e gestão de resíduos.
No Brasil, hoje, existem mais de 30 certificações sustentáveis, ou selos de sustentabilidade, sendo os principais: BREEAM; Carbon Trust Standard; Ecocert; ISO 14001; ISO 26000; ISO 50001; Procel Edifica; e Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica. Além disso, os selos possuem diversos tipos de regulação. O BREEAM, por exemplo, avalia o impacto ambiental em construções e infraestrutura.
As normas ISO, como a 14001 para gestão ambiental, 26000 para responsabilidade social e 50001 para gestão de energia, são responsáveis por estabelecer os padrões em nível mundial para as empresas. Já o Carbon Trust Standard certifica as indústrias com base no consumo de energia e na emissão de CO2 na atmosfera, entre outros.
É importante destacar que as empresas que ganham esses selos melhoram significativamente sua imagem aos olhos dos consumidores, trazendo, também, uma série de benefícios, além de construir uma reputação respeitável no mercado. Essa certificação representa para as empresas responsabilidade ambiental e conexão com os valores dos consumidores.
 É importante investir nos valores éticos
Em meio a discussão sobre a preservação do ambiente, o debate sobre os valores éticos e a empatia no trabalho também mostra-se urgente. No mundo do trabalho, hoje, na medida em que as empresas buscam a certificação sustentável, adotar práticas que promovem o bem-estar emocional dos colaboradores também deveria ser prioridade.
A pesquisa da Global Learner Survey, desenvolvida pela Pearson e que ouviu 1.001 brasileiros, entre 16 e 74 anos, entre 13 e 22 de abril, apontou que 71% dos brasileiros acreditam que as organizações deveriam ofertar serviços gratuitos de saúde mental aos empregados. Além disso, 61% pensam que as empresas deveriam aumentar a cobertura de saúde e o atendimento psicológico.
No fim, quando se analisa todas essas relações de causa e efeito com base em sua totalidade, percebe-se que o grande destaque encontra-se nos valores éticos construídos e expostos no mercado, que, por consequência, elevam as empresas a outro patamar em relação às demais.