A Marinha confirmou que as manchas de óleo que atingem o litoral do Nordeste chegaram em Guriri, litoral de São Mateus, no Norte do Espírito Santo.
Em nota, o Grupo de Acompanhamento e Avaliação (GAA) informou que uma base com profissionais especializados e voluntários foi montada pela prefeitura de São Mateus, para gerenciar ações de combate a substância.
O Espírito Santo é o 10º estado brasileiro a ser atingido pelo óleo. Foram afetados: Alagoas, Bahia, Ceará, Maranhão, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte e Sergipe. Nos estados nordestinos, o óleo já atingiu 409 localidades em 104 municípios.
Novos fragmentos de óleo também chegaram às praias de Taipu de Fora, de Piracanga e em Ilhéus, no sul da Bahia.
Saúde Pública
Os estados de Pernambuco, Ceará e Bahia somaram 70 casos de intoxicação por exposição ao óleo, segundo o novo boletim epidemiológico do Ministério da Saúde.
De acordo com o documento, Pernambuco registrou 66 casos, enquanto Bahia e Ceará tiveram três e um caso, respectivamente.
O contato com o óleo pode causar irritação na pele, vermelhidão, queimaduras, inchaço. sintomas respiratórios, dor de cabeça, náusea, dores abdominais, vômito e diarreia.
Laudos médicos apontam que os pacientes estão sendo expostos por contato com a pele ou por inalação. A respiração é a principal via de absorção.
** Com informações do G1