Onda de calor no Brasil

Imagem - INMET
O INMET e os serviços de meteorologia mantêm o aviso de calor extremo no Brasil essa semana.
Além do impacto nas pessoas e nos animais, o calor prejudica a agricultura em todo o país. O relatório agroclimatológico do INMET para o mês de fevereiro pode ser baixado nesse link – https://portal.inmet.gov.br/boletinsagro#
Segundo boletim do INMET, a onda de calor começa, inicialmente, em áreas dos estados do Mato Grosso do Sul, São Paulo, Minas Gerais, Santa Catarina, Paraná, se estendendo, posteriormente, pelos estados do Goiás e da Bahia, segundo prognóstico do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).
A massa de ar quente e seco, que já vem atuando desde os últimos dias em áreas das regiões Sudeste, Sul e Nordeste, com temperaturas máximas que podem superar em mais de 5°C a média climatológica.
As áreas em tons de laranja e vermelho mostram as anomalias das temperaturas máximas acima de 5°C para o período (ver Figura 1).
Segundo a Organização Meteorológica Mundial (OMM), ocorre uma onda de calor quando as temperaturas máximas diárias ultrapassam em 5°C ou mais a média mensal durante, no mínimo, cinco dias consecutivos. Além disso, essas condições devem abranger uma área ampla, e não apenas uma localidade.
Esta é a terceira onda de calor no país desde o início de 2025.