Os americanos emitiram um alerta mundial nessa sexta-feira – 10 de maio.
Os meteorologistas espaciais da NOAA observaram pelo menos sete ejeções de massa coronal (CMEs) do sol, com impactos esperados para chegar à Terra já ao meio-dia de sexta-feira, 10 de maio, e persistir até domingo, 12 de maio de 2024.
O Centro de Previsão do Clima Espacial (SWPC) da NOAA emitiu um Alerta de Tempestade Geomagnética Severa (G4) para a noite de sexta-feira, 10 de maio. Erupções solares adicionais podem fazer com que as condições de tempestade geomagnética persistam durante o fim de semana.
Este é um evento incomum e potencialmente histórico.
CMEs são explosões de plasma e campos magnéticos da coroa solar. Eles causam tempestades geomagnéticas quando são direcionados à Terra. As tempestades geomagnéticas podem impactar as infraestruturas na órbita próxima da Terra e na superfície da Terra, potencialmente perturbando as comunicações, a rede de energia elétrica, a navegação, as operações de rádio e satélite. A SWPC notificou os operadores destes sistemas para que possam tomar medidas de proteção. Tempestades geomagnéticas também podem desencadear exibições espetaculares de auroras na Terra. Uma forte tempestade geomagnética inclui o potencial de aurora ser vista no extremo sul do Alabama e no norte da Califórnia.
A NOAA é uma agência que enriquece a vida através da ciência. Nosso alcance vai desde a superfície do sol até as profundezas do fundo do oceano enquanto trabalhamos para manter o público informado sobre as mudanças no ambiente ao seu redor.