Hoje, caro fã solar, vamos manter um pouco essa nossa curiosidade do que vem por aí. Os futuristas dizem que, nos próximos 50 anos, o mundo vai ser movido por tecnologias que ainda nem foram inventadas. Imagine então o que vem por ai. Mas vamos nos concentrar no setor fotovoltaico, que traz economia de até 95% na sua conta de luz, energia limpa e colaboração efetiva contra o aquecimento global
1. Os painéis fotovoltaicos terão diferentes módulos, mais acessíveis, como esses exemplos:
-
Dupla face: prometem capturar a energia solar frente e verso, a partir da reflexão da luz no solo, gerando até 20% mais energia.
-
Painéis esféricos de silício: prometem capturar a luz solar em várias dimensões, aumentando a potência de 15% a 100%.
-
Painéis estilo “girassol”: prometem se inclinar de leste para oeste automaticamente, na direção do Sol, produzindo quase 40% a mais de energia.
2. Móveis e objetos. Trata-se de levar a imaginação ao utilitário. Em Londres, projetos de mesas e janelas foram lançados em feiras do setor. Tem mesa construída com células fotovoltaicas, com entrada USB para o carregamento de dispositivos eletrônicos. Mochilas e malas de viagem já estão no mercado.
-
Bateria de armazenamento íon-lítio
Esse processo vai baratear os custos do sistema fotovoltaico em projetos Off Grid, como motorhomes e em áreas rurais, que não contam com a rede pública de energia. São as mesmas baterias utilizadas em carros elétricos.
-
Painel solar feito com restos de alimentos
O Carvey Maigue, é um estudante filipino que está desenvolvendo o projeto de um painel solar que reaproveita restos de alimentos entre outros, para a geração de energia.
O projeto AUREUS System Technology também promete gerar energia em dias nublados a partir da conversão da radiação UV em luz visível.
-
Célula solar transparente