Thinking Green: Pensar o futuro do campo sem divisas com a cidade

O ONB deu um salto importante no pensar a sustentabilidade. Com DNA orgânico, descobriu uma veia cheia de energia – renovável por compromisso – e tecnológico, pelo empreendedorismo tech, que vai revolucionar o agronegócio. A Francal acreditou nesse projeto e fez uma parceria generosa para seus mais de 35 mil visitantes anuais da Bio Brazil Fair – Biofach America Latina, a maior feira de orgânicos da América Latina.

Com esse crédito, montamos o FÓRUM THINKING GREEN – FUTURO E CONECTIVIDADE NO CAMPO (DIA 7/6 – às 16 horas, no Pavilhão de Exposições do Anhembi). São temas para reflexão em um mundo onde veremos carros, caminhões, tratores e maquinários elétricos e autônomos, até 2025. O início de fazendas tão automatizadas quanto uma montadora de veículos. Uma valorização extraordinária da produção orgânica, como acontece hoje com a energia solar. Fábricas adeptas da cultura ECO e mais friendly com a comunidade que gira em torno de suas instalações. E a maneira assertiva de enxergar o agrobusiness no olhar dos marqueteiros, nesse mundo verde e sustentável.

Pela primeira vez, a Bio Brazil Fair vai nos permitir nesse espaço outras duas inovações: expor produtos de empresas que acompanham essa tendência mundial pela energia limpa e a preocupação com as emissões de CO2. Parecia um mundo distante e hoje ele está diante de nós. Assim como o ar fresh que as nossas jovens mentes brilhantes repensam o agronegócio, criando startups com serviços facilitadores, economicamente viáveis, que permitem soluções inovadoras e minimizam perdas. A elas somam-se as universidades, que abrigam esses novos projetos que vão poder apresenta-se em espaço nobre no pavilhão TG. Não é pouca coisa. Mas ainda nos preocupamos em ter oportunamente uma fonte de financiamento, com linha de crédito. Possivelmente a mais em conta do mercado.

Orgulhosos, teremos expostos equipamentos que serão imprescindíveis para dois ecossistemas: agro-orgânico e elétrico-renovável. Estarão expostos painéis solares, veículos elétricos, carregadores solar, eletroponto, baterias elétricas verdes não poluentes, armazenamento hermético de grãos que elimina reações químicas, entre outros. Alguns para diversão.

Enfim, esses são os nossos objetivos. E abaixo, os nossos pensadores nesse primeiro encontro. Não pensamos menos do que inovação no mar verde da sustentabilidade.

O produtor agrícola está preparado para o futuro elétrico e conectado?

José Pedro Santiago – Engenheiro Agrônomo, fundador da Associação Brasileira de Agricultura Orgânica

Fazenda do futuro: avanços da automação e da robótica para sistemas agropecuários

Rafael Vieira de Sousa – Engenheiro Eletrônico, Doutor em Engenharia Mecânica, Professor Doutor da Faculdade de Zootecnia e Engenharia de Alimentos (FZEA – USP)

Cenário brasileiro do marketing rural, conectividade e agrotechs

Jorge Espanha – Presidente da Associação Brasileira de Marketing Rural e Agronegócios (ABMRA)

 

Ecofábricas – O futuro dos negócios sustentáveis no Brasil

Luciano de Menezes Bravo – Engenheiro – Treinasse em Automação Industrial, formado na Escola Politécnica, Fundador da Supertech

 

Se quiser assistir a palestra ou visitar o espaço, nos procure ou envie um e-mail para thinkingreen@organicsnewsbrasil.com.br