Olimpíada Paris 2024

site comitê Olimpico
Vai começar os jogos olímpicos de Paris com importante legado ambiental.
A mais sustentável Olimpíada e Paralimpiada da história dos jogos. Esse é o legado prometido pelo Comitê Olímpico da França, e até agora, tudo parece que vai ser um exemplo de trabalho sócio-ambiental.
Começa pelas medalhas. Pela primeira vez na história dos Jogos, cada medalha Olímpica e Paralímpica será decorada com uma peça de metal altamente simbólica e de valor inestimável: o ferro original utilizado na construção da Torre Eiffel.
O centro aquático possui um teto em formato côncavo constituído por 91 vigas de madeira com 90 metros de extensão. Essa estrutura permite a redução de cerca de 20% do volume de ar a ser climatizado, segundo os responsáveis pelo projeto.
Os acessórios são compostos por materiais de baixo carbono ou recicláveis. Os assentos permanentes —2.500 de um total de 5.000— foram fabricados a partir de tampinhas de garrafas plásticas 100% coletadas e recicladas na região de Saint-Denis. Colabora para a pegada de carbono.
Georgina Grenon, diretora de Excelência Ambiental dos Jogos de Paris, ressalta a opção de “construir muito pouco ou de não construir” em nome de um legado mais sustentável. “É por isso que usamos 95% de infraestruturas já existentes ou temporárias”, afirmou para o jornal Folha de S.Paulo, em matéria publicada em 19 de julho.

Os ingredientes da alimentação vem de produtores locais, a maioria das refeições de atletas e para venda aos visitantes são de produtos orgânicos.
Os Jogos de Paris 2024 serão ambiciosos e espetaculares, com foco na responsabilidade econômica, social e ambiental. Diante dos desafios sociais do século 21, Paris 2024 colocou os principais tópicos de legado e sustentabilidade no centro de seu projeto desde a fase de candidatura para inspirar novos padrões. Esta edição dos Jogos implementará os princípios da economia circular e proporcionará oportunidades econômicas às comunidades locais, ao mesmo tempo em que busca reduzir pela metade sua pegada de carbono em comparação com os Jogos anteriores.
Os Jogos da XXXIII Olimpíada de Paris começarão com uma abertura inédita: a travessia de 6 km ao longo do Sena com apresentações artísticas em um ambiente animado. No total, 12 quadros artísticos mostrarão Paris, um patrimônio da França, com seus monumentos e suas pontes ao longo do percurso. Vários milhares de atletas estarão na água, assistidos por centenas de milhares de espectadores.
Assista ao vídeo dos bastidores da cerimônia de abertura, que será amanhã 26 de julho, às 14h30 (de Brasília) e deve durar quatro horas. Os barcos vão sair da Ponte Austerlitz e se deslocar até perto da Torre Eiffel –
Para assistir os jogos e ter todas as informações, faça seu cadastro aqui.
O relatório de sustentabilidade da Paris 2024 está disponível – https://medias.paris2024.org/uploads/2023/12/Executive-Summary-Report-2023-web-1.pdf