Vapza aposta no omnichannel para expandir experiência do consumidor

(Foto: Luciana Almeida/ Organics News Brasil)

Um levantamento feito pela International Data Corporation revelou que, até o final de 2018, cerca de 50% dos varejistas globais adotaram uma plataforma de comércio multicanal (omnichannel).

No Brasil, a Associação Paulista de Supermercados (APAS) aponta que a comodidade de comprar pela internet já influencia 15% dos consumidores. Mas apenas 3,5% das 2 mil empresas analisadas pelo estudo da Zendesk possuem a ferramenta.

De olho na busca dos consumidores por produtos em diferentes canais (digital e físico) e por experiências melhores, a Vapza apresentou na Naturaltech a sua plataforma de Omnichannel.

A ideia é que os produtos cheguem aos clientes por diversos caminhos e aumente as chances de impactar novos consumidores, de uma forma prática e sem sair da rotina.

Através de um QR Code, o consumidor é redirecionado para o e-commerce da empresa e pode acessar informações detalhadas sobre os produtos, comprar e recebê-los em casa. O lançamento marca a nova fase da marca: a Vapza 360º.

“A empresa sempre trabalhou em prol da praticidade, para as pessoas ganharem tempo. Com a entrada do Omnichannel, nós trouxemos uma experiência de 360º, em que a pessoa pode ver o produto e comprar para receber em casa, para que elas tenham o conhecimento e vejam o benefício do produto”, explica Rafael Hortz, gerente de marketing da Vapza.

Na Naturaltech, mais de 200 pessoas participaram da experiência. Para Hortz, o uso de ferramentas digitais, como o Omnichannel, na indústria alimentícia é um caminho sem volta, principalmente, com a mudança nos hábitos dos consumidores.

“Hoje, se você não puder atender o consumidor da forma que ele quer ser atendido, a empresa vai ficar fora [do mercado]. Tem muita gente que gosta de comprar online e receber em casa, as pessoas gostam de comprar e retirar em algum lugar e nós estamos tentando acertar. Esse processo ainda está muito lento no Brasil. Na China já é comum o uso de QR Codes e eles entregam produtos até por drone. Isso é uma tendência do mercado mundial”, analisa o gerente de marketing.

A Vapza estuda a possibilidade de entregar produtos em, no máximo quatro horas, e a partir de julho, disponibilizará o Omnichannel nas estações das linhas azul e vermelha do metrô e pontos de ônibus de São Paulo. A tecnologia também estará em operação em Curitiba, Florianópolis e Belo Horizonte. Ainda não estão definidos os pontos em que o multicanal será instalado.

Orgânicos

A Vapza também anunciou, na Naturaltech, a expansão da sua linha de orgânicos com o lançamento do Grão de Bico. Ao todo, a linha passa a contar com 10 produtos: Quinoa Mix, Mix 7 Grãos, Soja, Quinoa, Arroz Integral, Feijão Carioca, Feijão Preto, Feijão Fradinho e Peito de Frango Orgânico.

De janeiro a abril, as vendas de orgânicos da empresa cresceram 146%, em relação ao ano passado.

A Vapza é pioneira em alimentos saudáveis embalados a vácuo e cozidos a vapor. Hoje, são processadas mais de vinte matérias primas básicas, entre vegetais, tubérculos, carnes de frango, bovina, suína e pescado.