Um estudo realizado pelo Instituto Potsdam de Pesquisa de Impacto Climático apontou que até 14% das emissões de gases de efeito estufa geradas pela agricultura podem ser evitadas.
Segundo o co-autor do estudo, Prajal Pradhan, “a agricultura é um grande indutor da mudança climática, tendo representado mais de 20% das emissões globais totais de gases de efeito estufa em 2010. Evitar a perda e o desperdício de alimentos, portanto, evitaria emissões de gases de efeito estufa desnecessárias e ajudaria a mitigar a mudança climática”, concluiu.
Publicado no periódico científico “Environmental Science & Technology”, o estudo alertou que se países emergentes, como a China e Índia, adquirirem hábitos alimentares ocidentais, o índice de alimentos desperdiçados aumentará drasticamente. Em contrapartida, países mais ricos (ou desenvolvidos) consomem alimentos mais saudáveis ou os desperdiçam. Com isso, as emissões de gases estufa cresceriam em 0,5 gigatoneladas de CO2 por ano, o equivalente a 1,9 e 2,5 gigatoneladas anuais até 2050.
** Com informações do G1