Embrapa desenvolve inseticida orgânico a partir de planta Amazônica

(Foto: Pixabay)

Pesquisadores da Embrapa descobriram que o óleo extraído das folhas secas da pimenta-do-macaco, planta típica da Amazônia e já usada de forma medicinal, pode ser usado como inseticida natural.

O estudo, que durou 15 anos, revelou que o óleo da planta é rico em dilapiol, um princípio ativo capaz de inibir o complexo de enzimas de defesa do inseto contra qualquer tipo de veneno.

Para chegar ao resultado final, os pesquisadores usaram a lagarta do cartucho como cobaia. O ambiente controlado permitiu testes mais precisos antes de aplicar o produto na plantação.

Depois que a pimenta-de-macaco é colhida, as folhas passam pelo processo de secagem para a retirada da água e depois seguem para destilação. O resultado é o óleo natural.

Segundo os pesquisadores, o inseticida natural elimina em mais de 80% o ataque da broca do abacaxi, praga que pode acabar com uma safra inteira. Outros benefícios incluem a redução de contaminação e a poluição do meio ambiente, e é um produto facilmente degradável.

A expectativa da Embrapa é encontrar uma nova formulação que permita o óleo ser usado em culturas com folhas mais finas, como a do milho e da soja, e expandir o uso do inseticida orgânico para o mercado consumidor.