Comemora-se neste domingo (05), o Dia da Ecologia. A data homenageia a Conferência de Estocolmo, encontro realizado pela Organização das Nações Unidas (ONU), em 1972, que reuniu 113 países e 250 ONGs para tratar de questões ambientais.
O Dia da Ecologia tem como objetivo criar debates e reflexões na sociedade sobre diversos problemas ambientais que o planeta tem enfrentado, como a mudança climática, a poluição, o desmatamento e a diminuição da água potável.
Derivada do grego “oikos” (casa) e “logos” (estudo), a ecologia é um ramo da biologia que estuda os seres vivos, suas interações com o meio ambiente e a sua distribuição pelo planeta Terra.
Em um primeiro momento, a ecologia era dividida em dois ramos principais: a auto-ecologia – que estudava as influências externas sobre um animal ou vegetal específico – e a sinecologia, o estudo sobre animais e vegetais no mesmo ambiente.
Atualmente, a ecologia divide-se em ecologia das espécies, ecologia das populações – formadas por organismos da mesma espécie -, ecologia das comunidades – conjunto de todas as populações – e ecologia dos ecossistemas. Também podemos dividi-la por ambientes como ecologia marinha, de água doce e também por critérios de taxonomia, como ecologia das plantas e ecologia dos anfíbios.