Rei Charles III é um embaixador mundial do setor de orgânicos

Foto - site do Pincipe de Gales

Muito se deve à Rainha Elizabeth e à família real do Reino Unido, pelo exemplo em defender o Meio Ambiente e o setor de orgânicos, em especial o Principe Charles, agora o Rei Charles III.

O Príncipe de Gales sempre trabalhou em prol do meio ambiente e de formas orgânicas de agricultura desde quando nada disso era moda. O príncipe produz vegetais sem agrotóxicos desde 1986 em sua fazenda em Gloucestershire, no Sudoeste da Inglaterra. A loja própria especializada em produtos orgânicos chamada ‘Veg Shed’ foi aberta nas proximidades da fazenda, mas fechou em 2013.

Em 1990 ele fundou a empresa Duchy Organics, especialmente para venda de produtos alimentares orgânicos de pequenos e médios produtores britânicos. Desde então se tornou uma marca de destaque na área de produtos orgânicos.

Desde 2010, a empresa funciona em uma parceira com a rede de supermercados Waitrose. São mais de 300 produtos vendidos pela marca Waitrose Duchy Organic. Considerada a maior marca de alimentos e bebidas orgânicos de marca própria do Reino Unido, a empresa continua a apoiar produtores britânicos e vende de legumes a pescados, carnes, chás, biscoitos e muito mais.

Uma parte do lucro da venda dos produtos vai para o fundo The Prince of Wales’s Charitable Fund que repassa para uma série de instituições sem fins lucrativos.

Ao longo das décadas, o Príncipe de Gales lançou uma série de iniciativas de sustentabilidade destinadas a fornecer resultados práticos. O site oficial informa que “no final de 2019, Sua Alteza Real lançou a Iniciativa de Mercados Sustentáveis . Além de abordar os desafios ambientais, The Prince promove uma abordagem mais sustentável para planejar e projetar casas e comunidades de forma a melhorar e adicionar ao ambiente social, natural e construído”.

O trabalho de sustentabilidade de Charles III é baseado no princípio de que os desafios ambientais em nosso mundo cada vez mais interconectado são mais bem atendidos pela adoção de abordagens integradas e holísticas à sustentabilidade.

Em maio de 2017, recebeu o Prêmio GCC Global Leader of Change por sua notável contribuição para a preservação e proteção ambiental global e por sua visão apaixonada de um futuro melhor para a humanidade.

É muito importante ter um ativista do Meio Ambiente e do setor orgânico, com a influência da Familia Real do Reino Unido, como exemplo para o mundo.