Supermercado não dá sacolinha plástica, mas cuida de práticas ambientais internas

Vine Wrapped Around Plastic Bag --- Image by © catherine raillard/zefa/Corbis

Campanhas de conscientização, educação ao consumidor e práticas ambientalmente corretas são desejáveis no setor de varejo.

O Carrefour realiza diversas ações contra o desperdício de alimentos e já doou o equivalente a 88 milhões de refeições a associações contra a fome no mundo. Em 2014, reciclou mais de 50 mil toneladas de resíduos, convertendo resíduos orgânicos em biometano. O grupo implementou ainda uma série de iniciativas contra o desperdício de energia, incluindo a instalação de um sistema de refrigeração com consumo energético reduzido e de equipamentos com portas isolantes. Com relação à luta contra o desmatamento, o Grupo Carrefour está trabalhando junto a suas principais cadeias de abastecimento (madeira, papel, óleo de palma, soja e gado) para mobilizar seus fornecedores e se compromete com a rastreabilidade dos seus produtos, a fim de impedir o desmatamento.

No Brasil, mais de 60% da energia utilizada nas lojas do Carrefour é proveniente de fontes alternativas como eólica, biomassa e de pequenas centrais hidroelétricas, que são consideradas fontes de energia de baixo carbono. Além disso, são adotadas medidas simples que garantem bons resultados como a iluminação à base de LED e a substituição de balcões frigoríficos por modelos fechados. Somente essas medidas foram responsáveis pela redução de mais de 25% na emissão de CO² por metro quadrado de loja no último ano. Na malha logística, o aperfeiçoamento no processo de entregas reduziu o número de viagens evitando, em 2014, a emissão de 300 toneladas de CO².

A responsabilidade por um mundo melhor e mais sustentável é grande. No mundo, o grupo Carrefour está presente em mais de 30 países e com uma equipe de cerca de 360 mil colaboradores. Por mais de 50 anos, a empresa tem estado presente na vida de mais de 100 milhões de consumidores da Europa, Ásia e América Latina.