Enquanto o governo estuda a criação de novos impostos para financiar a cadeia de orgânicos, os empreendedores envolvidos, os produtores rurais, os fomentadores de tecnologia agro, toda área de distribuição e infraestrutura, penam para pagar suas despesas e investimentos. A falta de crédito é o grande obstáculo para que esse setor avance ainda mais na economia brasileira, na geração de empregos e contribua para melhor qualidade de vida, com a produção de alimentos saudáveis.
A filosofia do ONB é também ser um facilitador nessa cadeia produtiva. Por isso o Espaço verde THINKING GREEN, na BIO BRAZIL FAIR | BIOFACH AMÉRICA LATINA, terá uma startup de tecnologia para o mercado financeiro, a chamada FINTEC. O Grupo Vector Brazil – BVB é uma empresa não financeira que desenvolveu técnicas para juntar oportunidades e acesso às soluções financeiras para o agrobusiness.
A assessora financeira da BVB, Dalma Galvão, explica que o mercado do agronegócio apresenta dificuldade de acesso. “Não é só a linha de crédito, acompanhamos as legislações, oferecemos assessoria na captação de recursos através das Instituições Financeiras que atuam nesse segmento e isso possibilita a identificação do Banco mais apropriado para efetuar a operação”.
Segundo a assessora do BVB, a solução mais eficiente para os agricultores de menor porte tem sido agrupar produtores de uma mesma região, para apresentar aos bancos um volume de operações consistentes. “O nosso objetivo é que o agricultor se dedique inteiramente ao seu negócio e o BVB no financiamento rural”. Dalma dá como exemplo a Cédula de Produto Rural (CPR), um título líquido que representa “promessa de entrega de produtos rurais”.
O Prazo é de 02 a 05 anos, com taxas que variam entre 1,20% a 1,60% a.m. (Garantia: Alienação Fiduciária de terras produtivas (*), Estoque de grãos / Implementos Agrícolas e Expansão de Atividade). Essas são taxas abaixo do mercado.
Reportagem do Jornal da Globo mostra que startups financeiras cobram, em média, 2%; assim como as cooperativas de crédito e os consignados. Os bancos, bem os bancos, 7%. “Esses valores de remuneração para o cliente BVB podem melhorar, dependendo da pactuação com o empreendedor, no momento da negociação de valores e liberação de recursos”, sinaliza.

Os fundadores tem network com mais de 30 anos no mercado financeiro, principalmente para pequenas e médias empresas. Também oferecem assessoria financeira, fusões, aquisições e captação de recursos. Se ficou interessado, marque um encontro ou pedido pelo e-mail thinkingreen@organicsnewsbrasil.com.br para falar sobre como financiar o seu negócio.
[sg_popup id=”3″ event=”onload”][/sg_popup]