App para sacar salário e 24 milhões dependentes do cheque especial

(Foto: Xerpa/ Divulgação)

Deu na Exame que a startup de recursos humanos Xerpa mira num mercado de 24 milhões de brasileiros dependentes do cheque especial. Sim, ainda há milhões pendurados nesse sistema canibal, com quase 300% de juros acima do mercado/ano.

O Xerpay foi criado no início do ano e é a principal aposta da startup e dos seus novos investidores. Neste mês, a Xerpa obteve um aporte de 16 milhões de reais feito pelos fundos QED Investors, KaszeK Ventures e Redpoint e.ventures. O novo investimento servirá para melhorar a tecnologia da plataforma, incluindo a antecipação de pagamentos.

A Xerpa conecta os sistemas de recursos humanos já existentes nas empresas e permite que funcionários saquem a qualquer hora os salários referentes aos dias que já trabalharam pelo celular.

Os 30 melhores ecossistemas para negócios inovadores

O estudo foi feito pela Startup Genome, empresa de pesquisa que usa dados de mais de um milhão de companhias por 150 cidades, mostra que a economia global das startups continua a crescer, com 46 ecossistemas criando cada um mais de quatro bilhões de dólares entre 2016 e 2018. No ano passado, fundos de capital de risco investiram 220 bilhões de dólares em negócios inovadores. O estudo espera que cerca de 100 cidades ultrapassem a barreira dos quatro bilhões de dólares de valor gerado nos próximos dez anos.

Além da lista dos 30 melhores ecossistemas, o Global Startup Ecosystem Report 2019 também elencou algumas promessas. Entre elas, está a cidade de São Paulo, “líder regional da América Latina.”

Região (em ordem alfabética) País e continente de origem
Helsinki Finlândia (Europa)
Hangzhou China (Ásia-Pacífico)
Jakarta Indonésia (Ásia-Pacífico)
Lagos Nigéria (África)
Melbourne Austrália (Ásia-Pacífico)
Montreal Canadá (América do Norte)
Moscou Rússia (Europa)
Mumbai Índia (Ásia-Pacífico)
São Paulo Brasil (América)
Seoul Coreia do Sul (Ásia-Pacífico)
Shenzhen China (Ásia-Pacífico)
Tóquio Japão (Ásia-Pacífico)

 

São Paulo está entre os 10 melhores ecossistemas de startups no quesito de “talentos acessíveis”, com universidades de qualidade nas áreas de ciência e tecnologia. A Universidade de São Paulo (USP) foi considerada a melhor universidade da América do Sul no World University Rankings 2019. Segundo a pesquisa, o salário de um engenheiro de software está em 25,9 mil dólares anuais, contra uma média global de 58,3 mil dólares.

A cidade também possui isenções em impostos sobre renda, importação, exportação e produtos manufaturados. Em segmentos, São Paulo se destaca com startups nas áreas financeira e de ciências da vida.

Veja, abaixo, os 30 melhores lugares do mundo para abrir uma startup:

Região Posição Mudança de posição
Vale do Silício 1 0
Nova York 2 0
Londres 3-4 (empatada) 0
Beijing 3-4 (empatada) Subiu 1
Boston 5 0
Tel Aviv 6-7 (empatada) 0
Los Angeles 6-7 (empatada) Subiu 3
Shanghai 8 0
Paris 9 Subiu 2
Berlim 10 Caiu 3
Estocolmo 11 Subiu 3
Seattle 12 Caiu 2
Toronto-Waterloo 13 Subiu 3
Singapura 14 Caiu 2
Amsterdam-StartupDelta (Holanda) 15 Subiu 4
Austin 16 Caiu 3
Chicago 17 Subiu 1
Bangalore 18 Subiu 2
Washington 19 Nova no ranking
San Diego 20 Nova no ranking
Denver-Boulder 21 Nova no ranking
Lausanne-Berna-Genebra (Suíça) 22 Nova no ranking
Sidney 23 Caiu 6
Vancouver 24 Caiu 9
Hong Kong 25 Nova no ranking
Atlanta 26-30 (empatada) Nova no ranking
Barcelona 26-30 (empatada) Nova no ranking
Dublin 26-30 (empatada) Nova no ranking
Miami 26-30 (empatada) Nova no ranking
Munich 26-30 (empatada) Nova no ranking

 

Seguros: número de startups saltou de 70 para 210 nos últimos três anos

As chamadas insurtechs triplicaram de tamanho e crescem 100%ao ano, levando em conta 2016 pra cá. Segundo dados da Associação Brasileira de Startups (ABStartups), as insurtechs não querem concorrer, mas se tornam braços das gigantes do setor. Outra pesquisa, da Câmara e-net, 62% das startups brasileiras da área têm como objetivo principal oferecer serviços para potencializar os negócios das seguradoras e 57% têm como missão principal desburocratizar o setor e/ou potencializar os negócios dos corretores.