Conheça o Programa Mesa Brasil SESC

A alimentação é direito fundamental de todo e qualquer cidadão

Mesa Brasil SESC é uma rede nacional de bancos de alimentos contra a fome e o desperdício. Seu objetivo é contribuir para a promoção da cidadania e a melhoria da qualidade de vida de pessoas em situação de pobreza, em uma perspectiva de inclusão social. Trata-se essencialmente de um Programa de Segurança Alimentar e Nutricional, baseado em ações educativas e de distribuição de alimentos excedentes ou fora dos padrões de comercialização, mas que ainda podem ser consumidos.

Assim, o Mesa Brasil SESC busca onde sobra e entrega onde falta. De um lado, contribui para a diminuição do desperdício, e de outro reduz a condição de insegurança alimentar de crianças, jovens, adultos e idosos. Em ambos os polos desse percurso, as estratégias de mobilização e as ações educativas incentivam a solidariedade e o desenvolvimento comunitário.

Como doar
Indústrias de alimentos, centrais de distribuição, supermercados, armazéns, redes varejistas, associações de produtores rurais, postos de combustíveis, gráficas, empresas de embalagens, empresas de transporte etc.

O que pode ser doado? Acesse a lista de produtos aqui

 Quem recebe
O Mesa Brasil SESC atende prioritariamente pessoas assistidas por entidades sociais em situação de vulnerabilidade social e nutricional.

O Programa está ampliando sua atuação através do atendimento a famílias e comunidades em situação de extrema pobreza. São pessoas que não estão inseridas em programas de proteção social e que são atendidas pelo Mesa Brasil SESC sob a mediação de uma entidade responsável pelo cadastro, monitoramento e distribuição dos alimentos.

O Mesa Brasil SESC também atende, em caráter emergencial, populações vítimas de enchentes e alagamentos. Com um trabalho de logística humanitária, o Programa arrecada e distribui donativos para desabrigados e desalojados em todo o país.

Resultados 2015/janeiro a dezembro/

44.914.970 kg de alimentos distribuídos

105,69% da meta atingida de 42.494.608,75kg

1.645.434 pessoas atendidas por dia

512.297.533 refeições complementadas

3.094 empresas parceiras (doadores sistemáticos)

6.565 entidades assistidas permanentemente

9.138 ações educativas realizadas

253.683 multiplicadores treinados nas ações educativas

915 voluntários

88 unidades em funcionamento

521 cidades na abrangência

Principal meta para 2016

42.494.608,75 kg de alimentos distribuídos no ano

Conheça o trabalho do Mesa Brasil Sesc. Doe. Colabore. Compartilhe essa iniciativa.