Confira cinco dicas para se movimentar no dia a dia

(Foto: Reprodução)

“Não tenho tempo”. Quantas vezes você disse isso para justificar a falta de atividades físicas no seu dia a dia? Você sabia que uma pessoa ativa vai sete vezes menos ao médico do que as sedentárias? E sabe o por quê?

A prática de atividades físicas, por no mínimo 30 minutos todos os dias, traz diversos benefícios a saúde, como evitar o excesso de peso e a obesidade; prevenir o aparecimento de doenças; melhorar a auto-estima e reduzir o estresse. Enquanto o sedentarismo é um dos principais fatores de morte súbita, além de relacionado diretamente com diversas doenças, principalmente as cardíacas.

Porém muitos brasileiros ainda não se conscientizaram sobre a importância dos exercícios. Segundo a Pesquisa Vigitel, do Ministério da Saúde, 48% da população são sedentários e 35% se exercitam apenas três vezes por semana.

Pensando nisso, o preparador físico Marcio Atalla preparou cinco dicas para a prática de atividades físicas com saúde:

  1. Olhe para o ambiente: Muitas vezes, as pessoas não têm tempo de ir à academia, mas há várias outras opções viáveis, explica Atalla. “Entre elas, trocar o elevador pela escada, nadar na piscina do prédio ou correr no parque aos finais de semana, usar a bicicleta como meio de transporte, entre outros. A dica é: olhe ao redor e preste atenção em atitudes simples que podem ser transformadas em movimento”, completa.
  2. Não se prive: Um estilo de vida saudável não significa abrir mão dos pequenos prazeres, o que importa, sempre, é o equilíbrio entre as calorias ingeridas e as gastas. No contexto da alimentação, o corpo precisa de todos os nutrientes para o bom funcionamento do organismo. “Dietas da moda que excluem o açúcar, gordura ou o glúten não são eficazes no longo prazo”, afirma o preparador.
  3. Descubra uma atividade que te dê prazer: Estar em movimento é essencial, porém, para ser algo regular, precisa ser também prazeroso. Sendo assim, vá trás do que você gosta de verdade! Se não é a academia, que tal tentar fazer aulas de dança, natação, yoga, pilates, etc.
  4. Convoque um(a) amigo(a): Atividades em grupo ajudam bastante, principalmente, quando é preciso motivação. Segundo um estudo publicado pela Associação Americana de Psicologia, pessoas que treinam com amigos tem uma perda de peso maior, além de ter mais chances de manter a regularidade dos exercícios.
  5. Pense nos benefícios do movimento e alimentação saudável: Cuidar da saúde reflete em muitos benefícios, tais como autoestima, longevidade e prevenção. O movimento está relacionado à medicina preventiva, ou seja, os benefícios das atividades são tantos que até podem evitar gastos médicos no futuro, já que o corpo permanece mais forte e resistente.

Por isso, não dê bobeira e deixe o sedentarismo de lado!

** Com informações da assessoria de imprensa