Sustentabilidade: entenda o papel da logística verde no meio ambiente

Créditos: Petmal/iStock
Devido às mudanças climáticas extremas, o planeta Terra tem emitido diversos alertas indicando a necessidade de que o mundo inteiro tome providências urgentes para minimizar os impactos no meio ambiente. Nesse contexto, a sustentabilidade deve ser debatida e aplicada de forma eficiente em todos os níveis, visto que possui um papel fundamental na diminuição desses efeitos negativos na natureza.
Dentre esses níveis, é possível citar a sustentabilidade empresarial, tanto em empresas privadas quanto públicas. Ao adotar práticas sustentáveis, as organizações contribuem para a preservação do meio ambiente, além de mostrar aos consumidores o comprometimento com causas ambientais. Com isso, a logística verde tem ganhado força, passando a representar uma evolução que caminha lado a lado com as necessidades humanas.
O que é logística verde?
Como o próprio nome já indica, essa prática envolve o conjunto de ações sustentáveis que têm o objetivo de reduzir os impactos ambientais por meio das operações logísticas. E isso pode envolver uma série de fatores, como minimizar a emissão de gases poluentes, troca de embalagens para algo mais sustentável, etc.
Exemplos práticos de logística verde
Uma das formas mais comuns e benéficas ao meio ambiente é a aplicação de medidas no transporte. No caso, a otimização de rotas para reduzir o número de veículos nas estragas e diminuir o tráfego gera consequências positivas diretas para o meio ambiente.
Outro exemplo envolve a substituição ou implementação de carros híbridos/elétricos na frota, que poluem menos o ar do que os veículos convencionais. Já no caso do transporte de carga, é possível também optar por ferrovias, o que também atua na diminuição dos gases maléficos ao meio ambiente.
Utilizar fontes de energia renovável também é fundamental. Para isso, é possível instalar placas solares que ajudam a gerar a energia por meio da luz solar. E hoje em dia o que não falta é opção no mercado para encontrar o melhor preço.
Benefícios de aplicar essa prática na empresa
Existem diversos benefícios quando se aplica a logística verde na empresa. Talvez uma das mais atrativas envolve a economia gerada. Dados da Absolar (Associação Brasileira de Energia Fotovoltaica) apontam que usar energia solar, por exemplo, pode reduzir os gastos da conta de luz em até 95%.
O mesmo serve para a otimização de rotas ou substituição das frotas. Ao ter menos veículos rodando nas estradas, se tem menos gastos com manutenções e mão de obra. E, se o modelo for elétrico, o custo é menor ainda, porque não terá que gastar altos valores com combustível.
Ainda sobre a otimização de rotas e operações, o uso de sistemas de armazenagem (WMS), por exemplo, é fundamental. Isso porque, com ele, é possível diminuir erros e, consequentemente, evitar retorno e reenvio de cargas, ou seja, menos desperdício de combustíveis, embalagens, etc.