Região Sul é a que mais consome orgânicos no Brasil

(Foto: Pixabay)

Uma pesquisa inédita realizada pelo Conselho Brasileiro de Produção Orgânica e Sustentável (Organis) constatou que os estados do sul do Brasil possuem a maior incidência de consumo de produtos orgânicos.

De acordo com o estudo, 34% do consumo brasileiro acontecem na Região Sul, seguida pela região Centro-Oeste (21%), a Nordeste (15%) e a Sudeste (10%). Mas apenas 15% da população urbana consumiram algum alimento ou bebida orgânica no último mês.

Os dados constatados pelo Organis, em parceria com o Instituto de Pesquisa e opinião pública Market Analysis, fornece as empresas uma perspectiva sobre o mercado de orgânicos no país, que dispõe de poucas informações.

“Precisávamos ter o perfil por região, com consumo, costumes e percepção do consumidor de orgânicos. Essa pesquisa ajudará nas estratégias comerciais dos produtores, empresas e varejistas. Se há cerca de 600 feiras orgânicas mapeadas no Brasil e a cada ano o crescimento do setor chega em 20%, temos um potencial de aumento do consumo”, explicou Ming Liu, diretor do Organis.

A pesquisa entrevistou 905 adultos, com faixa etária entre 18 e 69 anos, em nove capitais: São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Recife, Salvador, Porto Alegre, Curitiba, Goiânia e Brasília, e está disponível na íntegra em http://organicsbrasil.org/organis/