O diretor geral da Indústria Alimentar, José Miguel Herrero, afirmou que o setor da agricultura orgânica continua em crescimento e que está se tornando um importante setor diferenciado em todo o sistema alimentar espanhol.
De acordo com o novo relatório publicado pelo Ministério da Agricultura do país, a produção orgânica ultrapassou $2,3 milhões de euros em 2019, valor 8,32% superior ao registrado em 2018. Cerca de 77,7% do total representa a produção vegetal e o restante à de origem animal.
O levantamento estima que cada consumidor gasta cerca de $ 50,22 de euros. Os produtos orgânicos mais consumidos foram as frutas frescas orgânicas, que representaram 15,5% da cesta de compras orgânicas, e as hortaliças frescas são 13,9%.
Por outro lado, as exportações atingiram 995 milhões de euros, 5,1%. mais do que no ano anterior enquanto as importações totalizaram 1.070 milhões de euros.
“Estamos numa década histórica em que a Europa estabeleceu como meta dedicar 25% da área útil agrícola à produção biológica. Caminhamos para um modelo sustentável que aposta na ambiente”, disse Herrero.
Com esses dados, a Espanha é o décimo maior mercado mundial de produtos orgânicos em termos do valor total das vendas orgânicas; o 11º mercado em termos de consumo per capita de produtos orgânicos, e em termos de porcentagem do consumo orgânico sobre o consumo total de alimentos.