Detentos vão cultivar mudas para pequenos produtores

(Foto: Freepik)

Detentos da Penitenciária Estadual de Dourados (PED), em Mato Grosso do Sul, irão cultivar mudas frutíferas para ajudar pequenos produtores rurais do município e reforçar a alimentação de famílias em situação de vulnerabilidade.

A iniciativa é da Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário (Agepen), em parceria com a prefeitura de Dourados e a Secretaria Municipal de Agricultura Familiar e Economia Solidária.

Com uma área de cultivo de 3 mil m², o projeto prevê a implantação de uma horta orgânica e duas estufas. Goiaba, caju, mamão, alface, couve, repolho, beterraba e cenoura são algumas das mudas que serão cultivadas na penitenciária.

Além das mudas destinadas a pequenos produtores, a produção será usada no consumo dos internos e o excedente será destinado ao Banco Municipal de Alimentos para atendimento de famílias carentes e instituições sociais.

Os internos receberão treinamentos técnicos em horticultura e o benefício da remição da pena, conforme estabelecido na Lei de Execução Penal.

** com informações da Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário (Agepen)