O diretor da Petrobras, Mauricio Tolmasquim, que um dia foi o maior defensor de gigantes hidrelétricas na Amazonia, mudou a chavinha dentro da gigante petroleira. Segundo ele, o Brasil possui capacidade suficiente para aumentar em 100 vezes a oferta de energia fotovoltaica,caro fã solar, durante o seminário sobre Energia limpa.
Segundo ele, apenas 15% da energia consumida no mundo vem das fontes renováveis, enquanto que, no Brasil, esse percentual é de quase 50%.
A capacidade instalada fotovoltaica superou a marca dos 39 GW, aponta relatório da Agência Nacional de Energia Elétrica. Em fevereiro do ano passado o país tinha 25 GW de potência instalada. Desde então, houve um aumento de 14 GW, o que corresponde a 56%.
“Se olharmos para a energia elétrica, a diferença para o restante do planeta é ainda maior: o mundo tem 30% de participação e o Brasil ultrapassou os 90% no ano passado”, disse ele.
O que falta então fã solar? Aumentar a participação dos imóveis nacionais substituindo elétrica por solar, que hoje ficam em risíveis 2% , na média? A causa é a mesma, compartilhe e nos ajude a democratizar o direito de gerar a própria energia solar!