Hoje é Dia Mundial do Meio Ambiente e Dia da Ecologia

(Foto: Pixabay)

Comemora-se nesta segunda-feira, 05 de junho, o Dia Mundial do Meio Ambiente.

Instituída pela Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU) em 1972, durante a Conferência de Estocolmo – primeira conferência sobre o meio ambiente – a data tem como objetivo promover atividades de proteção e preservação do meio ambiente, e alertar a sociedade mundial para os perigos de não cuidar do meio ambiente.

“O Dia Mundial do Meio Ambiente é o dia em que o planeta celebra o amor coletivo e a dependência da natureza”, disse Erik Solheim, diretor do meio ambiente da ONU. “Isso ajuda a incentivar a ação para proteger nosso meio ambiente e promove uma apreciação mais profunda da nossa conexão com o mundo natural”.

Para celebrar a data, o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA) escolheu o Canadá para ser a sede do Dia Mundial do Meio Ambiente, a fim de mostrar as belezas naturais do país e reforçar o seu compromisso com o meio ambiente e o combate as mudanças climáticas.

Dia da Ecologia

Também é celebrado nesta segunda, o Dia da Ecologia. Criada para homenagear a Conferência de Estocolmo, a data visa criar debates e conscientizar sobre os diversos problemas ambientais que o planeta enfrenta, como o desmatamento, a poluição, o aquecimento global e as mudanças climáticas.

Entende-se por ecologia, o ramo da biologia que estuda os seres vivos, suas interações com o meio ambiente e a sua distribuição pelo planeta Terra.