Horta comunitária em Guarulhos é reconhecida pela ONU

(Foto: Freepik)

A horta comunitária da Unidade Básica de Saúde (UBS) Nova Sucesso, em Guarulhos (SP), foi eleita pela Organização das Nações Unidas (ONU) como uma das melhores práticas em Promoção da Saúde dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável em 2019. O reconhecimento foi concedido neste mês.

O projeto surgiu em 2016, a partir do desejo dos profissionais de saúde da UBS de transformar o espaço externo inutilizado em uma área com benefício para a população.

Com a ajuda da população, o terreno foi limpo e começou a construção dos canteiros para a plantação da horta. São os usuários da UBS que participam de todo o processo de cultivo, desde as espécies plantadas até a colheita. Todos os alimentos são cultivados sem o uso de agrotóxicos.

Segundo a cirurgiã-dentista Aparecida Sinzato Paulino, coordenadora da horta, a horta comunitária é uma ferramenta educadora de promoção, prevenção e recuperação de saúde aliada a proposta de conscientização e educação ambiental, com foco em práticas saudáveis e sustentáveis pautados nos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) e da Agenda 2030.

O projeto de horta visa a prevenção, promoção e recuperação de saúde, consciência e educação ambiental, redução de resíduos orgânicos e compostagem, inclusão social, acolhimento, integração da população com a unidade básica de saúde e fortalecimento de vínculos, valorização da comunidade e sentimento de pertencimento local.

“O manejo da horta contribui diretamente para a melhoria da saúde dos usuários, ao passo que estimula a atividade física e a saúde mental, funcionando como uma terapia, bem como a alimentação saudável, além do desenvolvimento sustentável”, disso Paulino.

Até o final do ano passado, aproximadamente 35 serviços da rede municipal de saúde desenvolviam hortas comunitárias.