Hospital no Pará implementa horta orgânica

(Foto: Divulgação)

O cultivo de alimentos sem agrotóxicos tem ganhado mais adeptos. O Hospital Metropolitano de Urgência e Emergência (HMUE), em Ananindeua (PA), implementou uma horta para cultivar hortaliças orgânicas.

No espaço, são cultivadas hortaliças como couve, cheiro verde, alface e chicória, com alto teor de proteínas e fibras. Os alimentos são usados pelo Serviço de Nutrição Dietética (SND) para preparar 2,5 mil refeições diárias oferecidas pelo hospital aos pacientes e aos profissionais da unidade.

Criada em março de 2018 em parceria com o Governo do Pará, a horta possui uma infraestrutura sustentável. Para a sua implantação foram usados mais de 200 recipientes, entre garrafas pet e bombonas – utilizados para armazenamento de insumos de lavanderia – como vasos. E a plantação é irrigada diariamente com o aproveitamento da água da chuva para evitar o desperdício de água.

O hospital também incentiva que os pacientes se envolvam com o plantio das hortaliças e a colheita. “Ao plantar hortaliças, além do ganho em saúde, por produzirmos produtos totalmente orgânicos, ainda geramos economia para cada vez mais investir na assistência aos pacientes.”, enfatizou a diretora do Hospital, Alba Muniz.

Nos últimos anos, o HMUE recebeu três selos do projeto Green Kitchen, que reconhece os trabalhos sustentáveis na produção dos alimentos e atesta o padrão de qualidade dos serviços de alimentação.