20 milhões de pessoas migram por ano pela mudança climática

(Foto: Pixabay)

Os impactos das mudanças climáticas forçaram mais de 20 milhões de pessoas por ano, na última década, a deixarem as suas casas e migrarem, alerta um estudo da organização não governamental Oxfam, que analisou dados de 2008 a 2018.

De acordo com o relatório “Obrigados a deixas as suas casas”, é “três vezes mais provável que alguém seja forçado a deixar a sua casa por ciclones, inundações ou incêndios florestais do que por conflitos, e até sete vezes mais do que por terremotos ou erupções vulcânicas”.

Os cidadãos mais vulneráveis aos impactos da mudança climática são os de países pobres, apesar de serem “os que menos contribuíram para a poluição causada pelo CO2, são os que estão em maior risco”.

A população de países com economia médio-baixo e baixa, como Índia, Nigéria e Bolívia, tem quatro vezes mais probabilidades de ser forçada a se deslocar por causa de desastres naturais do que a que vive em países ricos, como os Estados Unidos.

Segundo o diretor executivo interino da Oxfam International, José María Vera, são as “pessoas mais pobres, dos países mais pobres, que pagam o preço mais alto”.

Na Europa, a República Checa é o país com maior risco da sua população ser forçada a se deslocar por desastres provocados pelo clima. Seguido pela Grécia e a Espanha.

** Com informações da Agência Brasil