China alcança objetivo de carbono previsto para 2020

(Foto: Pixabay)

Com a redução, a China alcançou a meta de diminuir entre 40 e 45% as emissões de gases poluentes até 2020, três anos antes do previsto. A promessa, feita pela primeira vez em 2009, é um dos compromissos traçados pelo país no Acordo de Paris.

Segundo o representante especial da China para mudança climática, Xie Zenhua, atingir o objetivo antes do previsto foi possível em grande parte pelo pioneiro sistema de comércio de emissões, iniciado em 2011, e as medidas de combate à poluição.

O sistema estabelece que as empresas, que emitirem gases poluentes acima da cota permitida, poderão comprar novas cotas não utilizadas por empresas que poluem menos. Zenhua assegurou que foram completadas transações no valor de 200 milhões de toneladas de cotas de emissões de carbono, com um faturamento de 4,7 bilhões de iuanes, cerca de US$ 748 bilhões.

A China ainda tem como meta do Acordo de Paris, reduzir as emissões de carbono por unidade do PIB entre 60 a 65% até 2030, com relação aos seus níveis de 2005.

** Com informações da Reuters