Newsletter – ONB
A gangorra das políticas ambientais
Foi uma quinzena quente para as políticas ambientais no mundo.
A ONU confirmou que 2016 foi o ano mais quente, as nevascas no hemisfério norte paralisaram várias estradas nos Estados Unidos, Japão, países europeus e China.
O calor no hemisfério sul causa um mega incêndio no Chile e mais seca em vários estados do Nordeste e Centro Oeste, até com situação de emergência no Distrito Federal por conta da crise hídrica.
Ah, o ministro da saúde, Ricardo Barros, anunciou que uma das consequências do desastre da Samarco pode ser a proliferação do mosquito que transmite a febre amarela, que segue a lama de Minas Gerais ao Espírito Santo, com casos no Mato Grosso do Sul, Goiás, São Paulo e Bahia. Puxa!
Em quanto isso…
Donald Trump, presidente dos Estados Unidos, está cumprindo as promessas de campanha. Os ambientalistas estão revoltados: no primeiro dia ele disse que não cumprirá o Acordo de Paris e tirou do site da Casa Branca todas as informações sobre o impacto do clima e os compromissos do Acordo de Paris; no terceiro dia ele liberou a construção de dois oleodutos vetados por Obama. Os canadenses alertam que as emissões de carbono, por exemplo, aumentarão 12% em comparação aos poços tradicionais, além de desmatar e contaminar a água e o solo. A ONU não se manifestou, mas está observando todas as decisões norte-americanas.
Em compensação, a Índia proibiu uso de plástico descartável em Nova Deli para não acumular mais resíduos nos lixões a céu aberto. Vamos torcer para dar certo.
Não esqueça: todos os dias é dia de combater o Aedes Aegipty. Cuide da sua casa, informe seus vizinhos, parentes e amigos.
Vera Moreira – editora chefe
Você sabia que os animais não são imunes ao Aedes aegypti?
Sabe-se que o mosquito aedes aegypti tem preferência pelo sangue humano porque é atraído por uma proteína específica. Ainda assim, ele pode picar animais domésticos e silvestres e transmitir doenças que não têm qualquer relação com a dengue, chikungunya ou zika vírus. Dessa forma, ao contrário do que podem pensar, os animais não estão imunes aos problemas de saúde trazidos pelo inseto.
A picada do mosquito infectado pode transmitir a dirofilariose, conhecida como verme do coração.
Governo libera R$ 2,7 milhões para recuperação ambiental no Nordeste
O Ministério do Meio Ambiente (MMA) vai investir R$ 2,7 milhões para implantar Unidades de Recuperação de Áreas Degradadas e Redução da Vulnerabilidade Climática (Urads) em pequenas comunidades do Maranhão, Piauí, Pernambuco, Bahia e Sergipe.
Os recursos serão usados para recuperar áreas degradadas da Caatinga, como melhorar o solo, segurança energética, oferta de água, saneamento básico e recuperação de áreas degradadas pela seca e pela ação do homem.
O poder da mudança está na juventude
A liderança jovem e o seu envolvimento com questões globais foi o tema do YouthSpeak Fórum, um evento realizado pela AIESEC, movimento de empoderamento de jovens, que visa promover debates sobre assuntos relevantes, que aconteceu nesta terça-feira (24), em São Paulo.
Com mediação de Marcus Barão, do Conselho Nacional de Juventude (CONJUVE), o painel de abertura abordou o tema “Liderança Jovem? A chave fundamental para mudar o mundo”.
Pela primeira vez na história, a geração jovem está se tornando a maior parcela da sociedade mundial e a parte da população economicamente ativa predominante na pirâmide demográfica em 59 países, incluindo o Brasil.
Assine nossa newsletter