Amazonas amplia apoio a alimentos orgânicos

trator na plantação
(Foto: Xavi Moll/ Unsplash)

O governo do Amazonas anunciou a ampliação da Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater) para aumentar a produção e a produtividade de agricultores de frutas e hortaliças orgânicas, o número de produtores e da diversidade de sistemas, e estimular a transição agroecológica nas comunidades.

O projeto do Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas (Idam) envolve 11 municípios do estado e deve destinar R$1,4 milhão em capacitação e profissionalização de técnicos e produtores até 2022.

No mesmo período, a previsão para crédito rural é superior a R$1,7 milhão, que irá subsidiar as atividades nas Unidades de Produção Familiar.

A expectativa da iniciativa é atender a demanda crescente de alimentos orgânicos. Para o agricultor Joed Pereira Melo, a agroecologia é um estilo de vida e já se prepara para entregar 10 toneladas de alface, que serão comercializadas para os Programas Nacional de Alimentação Escolar (Pnae) e de Regionalização da Merenda Escolar (Preme).

** Com informações do Manaus Alerta