Dinamarca aumenta venda de orgânicos em 143%

alimentação saudável para garantir a soberania alimentar
(Foto: Unsplash)

As vendas de frutas e vegetais orgânicos aumentaram 143% na Dinamarca, nos últimos quatro anos, anunciou o Danmarks Statistik, departamento de estatística dinamarquês.

Frutas e legumes orgânicos têm uma participação de mercado de 24,7% e 22,7%, respectivamente. Atualmente, morangos orgânicos, alface, pepino e batata são muito populares e os números de batata orgânica, frutas, alface e couve triplicaram.

Segundo o diretor de marketing da Økologisk Landsforening, Michael Langberg, os consumidores têm buscado cada vez mais orgânicos, porque sabem dos seus benefícios e que os alimentos não são cultivados com agrotóxicos.

“Substitua cinco produtos básicos pelo equivalente orgânico. Você já pode reduzir pela metade a ingestão de pesticidas. Os consumidores também são mais dispostos a comprar produtos pró-dinamarqueses. As pessoas estão muito mais preocupadas com o meio ambiente. Por isso, preferem produtos que protegem o meio ambiente e as águas subterrâneas”, disse.

“Atualmente, as cenouras orgânicas são boas para quase metade de todas as vendas de cenouras. Eles têm uma participação de 45,2%. Os consumidores dinamarqueses estão muito à frente dessa tendência global. Agora, trata-se de comer mais saudável e escolher produtos sustentáveis”, conclui.