Orgânicos: Brasil e Chile assinam acordo comercial

(Foto: Mapa/ Divulgação)

Os ministros da Agricultura do Brasil, Blairo Maggi, e do Chile, Antonio Walker Prieto, assinaram um memorando para promover o comércio de produtos orgânicos entre os dois países, durante reunião do Conselho Agropecuário do Sul (CAS), em Buenos Aires, na Argentina.

O documento prevê colaboração na fiscalização e controle dos orgânicos, melhoria das bases de dados e de normas técnicas.

Esse é o primeiro reconhecimento mútuo de semelhanças nos normativas de produção orgânica entre países da América do Sul.

Para o secretário de Relações Internacionais do Agronegócio do ministério, Odilson Ribeiro e Silva, a iniciativa contribuirá para ampliar as exportações e agregar valor à produção agropecuária.

“Com o sistema de reconhecimento mútuo, ambas legislações [aceitam] a certificação de sistemas participativos de garantia, estimulando a inclusão de pequenos e médios produtores no mercado de exportação”, disse o secretário.

Para se ter uma ideia, apenas as empresas associadas ao Conselho Brasileiro da Produção Orgânica e Sustentável (Organis) faturaram US$150 milhões de dólares com exportações em 2017.

** Com informações do Ministério da Agricultura