Rio Grande do Sul é o maior produtor de arroz orgânico da América Latina

(Foto: Unsplash)

Cerca de 501 famílias ligadas ao Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) assentadas pelo governo federal em 16 municípios do Rio Grande do Sul produziram 24 mil toneladas de arroz orgânico na última safra, a maior quantidade do cereal produzida na América Latina. O reconhecimento foi conferido pelo Instituto Rio Grandense do Arroz (Irga).

Atualmente, o plantio de orgânicos  ocupa 6 mil hectares, sendo 4.600 em assentamentos do MST, com uma produção média de 100 sacas por hectare e o custo de produção é a metade do cultivo tradicional.

O estado é responsável pela produção de 8,3 milhões de toneladas dos 11,7 milhões de toneladas de arroz produzidas no Brasil em 2018, apontam dados do IBGE. Entretanto a entidade não diferencia o orgânico do convencional.

De acordo com o coordenador do Grupo Gestor do Arroz Agroecológico do MST, Emerson Giacomelli, cerca de 60% da produção é comprada pelo governo federal para a merenda escolar e para estoque de alimentos.

Outra parte da produção é destinada a feiras e lojas de produtos orgânicos, restaurantes e alguns supermercados. O MST também vende para algumas empresas de orgânicos e exporta uma parte para a Venezuela, o Uruguai e os Estados Unidos.

** Com informações da Revista Globo Rural