Organizações de mais de 20 países lançaram a Comunidade de Prática América Latina e Caribe Nutrição e Saúde (Colansa), para desenvolver sistemas alimentares saudáveis, de acordo com a igualdade, inclusão e direitos humanos.
A iniciativa atuará em diferentes soluções para indústria alimentícia, como a regulação de publicidade alimentícia, regulamentação de tributação especial para ultraprocessados, elaboração de guias alimentares e questões da agricultura e da agroecologia.
O grupo trabalhará para produzir e consolidar evidências sobre nutrição e sistemas alimentares, facilitar a troca de informações, e auxiliar na implementação de políticas públicas.
O assessor regional de nutrição e atividade física da Organização Mundial da Saúde (OMS), Fábio Gomes, afirmou que “sem a devida mediação dos poderes públicos, há uma tendência de destruição dos padrões alimentares das comunidades”.
A Comissão receberá inscrições de pessoas físicas (pesquisadores e acadêmicos) e organizações da sociedade civil. As inscrições serão avaliadas por uma comissão independente.