Supermercado em Joinville instala usina solar no telhado

(Foto: Divulgação)

Uma usina solar de 1680 módulos solares fotovoltaicos vai abastecer a segunda unidade do supermercado Condor Super Center, em Joinville. O investimento foi de R$ 50 milhões.

Instalada na cobertura da loja, o projeto solar é capaz de gerar 780 mil kWh por ano, o suficiente para abastecer 325 residências, e reduzirá a emissão de 230 toneladas de CO2 por ano. Caso a loja não tivesse a tecnologia, seriam necessárias 1.656 árvores para compensar a emissão.

A usina vai produzir um terço da energia consumida pelo estabelecimento e o retorno do investimento virá em, aproximadamente, seis anos, o que é muito rápido comparado à vida útil de 25 anos do equipamento.

Para economizar ainda mais energia, o supermercado conta com um sistema que iluminação dimerizável, que ajusta a intensidade luminosa de acordo com a luz natural, e lâmpadas de LED.

Além da usina, a loja disponibiliza aos clientes um eletroposto com duas vagas para carregamento de veículos elétricos. “Estamos investindo em energias limpas e sustentáveis, pois acreditamos que devemos ampliar o debate para a utilização de opções que não prejudiquem o meio ambiente e precisamos preparar o nosso país para atender a esta demanda, que só tende a crescer”, disse Pedro Joanir Zonta, presidente do Condor.

O supermercado conta ainda com um sistema de captação da água da chuva para ser utilizada na irrigação de jardins, limpeza de pisos e descarga de sanitários.