Bolsonaro anuncia almirante como ministro de Minas e Energia

(Foto: Reprodução Twitter Jair Bolsonaro)

O presidente eleito, Jair Bolsonaro, anunciou nesta sexta-feira (30), o diretor-geral do Desenvolvimento Nuclear e Tecnológico da Marinha, almirante Bento Costa Lima de Albuquerque Junior, como ministro de Minas e Energia.

Albuquerque Junior é o vigésimo ministro anunciado para a próxima administração e o sétimo militar. Porém, é o primeiro nome da Marinha no alto escalão.

Atualmente, Lima faz parte do conselho de administração da Nuclebrás, responsável pelo desenvolvimento do programa nuclear brasileiro. Ele também atuou como observador das forças de paz da ONU em Saraievo, chefe de gabinete do Estado-Maior da Armada; chefe de gabinete do comandante da Marinha e Comandante em Chefe da Esquadra, além de secretário de ciência, tecnologia e inovação da Marinha.

O futuro ministro defende o uso de tecnologia nuclear para fortalecer a soberania do país, como o submarino com propulsão nuclear para “proteger a Amazônia Azul”, termo criado pela Marinha para se referir ao mar territorial brasileiro.

Bolsonaro ainda nomeará mais dois ministros, um para o Meio Ambiente e outro para os direitos humanos.

** Com informações do G1